Para encerrar a viagem: uma volta a Portugal e, quem sabe, encontrar gente da família.
24 de abril voo de Marseille para Lisboa.
Preocupação com a bagagem: só 20 quilos cada mala. Preocupação com o avião: um folker da TAP de 90 lugares Só dois voos diários. O de 12:45 já estava lotado. Saímos às 18:45 e chegamos a Lisboa às 2030. Tudo correu bem.
No dia seguinte 25 de abril direto para o Porto onde se pode captar o lindo por de sol. (ver na foto mais abaixo)Dia 26 de abril, 2a feira. novamente nos comboios portugueses, para ira a Oliveira de Azemeis terra da minha Mãe.
Não há mais parentes, que sejam conhecidos, por lá, mas fomos para ver a terra onde eles viveram. Na ida uma parada em Espinho para trocar de trem.
Deu tempo para um cafezinho e uma volta na praça e uma oração na igreja local. No comboio de Espinho para Oliveira de Azemeis, nos divertimos muito com as portuguesas no nosso vagão. Estávamos no interior de Portugal. Quando elas desceram em São João da Madeira, nos despedimos com beijinhos...Pode? Pois pois...
No tempinho que ficamos em Oliveira de Azemeis, antes de pegar o trem de volta, fomos fazer um lanche: pão com rojões (traduzindo carne de porco), uma delícia . O pão era o "pão d`Ul". Ul é o lugar onde a minha Mãe nasceu, pode?
Volta para o Porto . Eram 6 da tarde quando trem chega a Vila Nova de Gaia. Fomos até Oliveira do Douro.
Com endereços de 44 anos atrás encontramos algumas pessoas da família.
Encontramos Perfeita, nora do tio Francisco e, no dia seguinte, falamos com Lídia, neta de tia Clara, irmã de meu pai.
Perfeita disse que o marido, falecido fazia 3 meses, teria ficado feliz com nossa visita, pois ele falava muito dos parentes que foram para o Brasil. Perfeita fez questão de nos mostrar a sua casa que fica ao lado da casa onde nasceu meu pai e todos os irmãos dele.
No dia seguinte, 3a feira, fomos à casa da Lídia, que mora também em Vila Nova de Gaia. Jantamos com ela e com o marido. Momentos agradáveis de lembranças, reconhecendo familiares já falecidos através de fotos antigas.
Na parte da manhâ, no Porto, visitamos a Livraria Lello, famosa em Portugal.
Dia 28 de abril, previsto para voltar a Lisboa. Mas Dalva não estava bem, com resfriado, foi medicada e foi preciso parar um pouco nas andanças.
Viajamos ontem (aqui é meia noite e ai no Brasil agora são 20 horas), para hoje, dia 29 de abril, às 11 horas pegar o avião para o Brasil.
É hora de despedida. Encerramos aqui nosso relato de viagem.
Valeu a pena. A viagem foi ótima. O blog foi uma experiência boa, serviu comno um diário e pudemos ter a participação de nossos familiares e amigos.
Queremos agradecder a todos que viajaram conosco.
Nosso especial agradecimento ao Carlos Henrique e ao João Cláudio, nossos filhos, que nos deram uma especial atenção, pelo incentivo, pela felicidade que demonstram em saber que estamos bem e podendo curtir a Europa. O blog nasceu graças a eles.
Beijos a todos.
Carlos e Dalva,
Lisboa, 30 de abril de 2010
0 comentários:
Postar um comentário