Veneto: Nove, Verona, Vicenza, Venezia

- sexta-feira, 16 de abril de 2010








Região do Veneto terra de muitos antepassados nossos do sul do Brasil.
E foi pensando nos antepassados (antenati) que me veio a imagem de cenas da novela "Terra Nostra", monstrando como tudo começou.
E assim foi que não pude fugir às minhas origens e fomos até Vicenza  de trem e de lá tomamos um ônibus para a cidade de Nove, onde nasceu meu avô, Giovanni Battista Righetto.
Gostei muito de ter ido lá. Uma cidade pequena, daquelas onde todos se conhecem e é considerada a capital das artes em cerâmica.
Com certeza, nada ver com a Nove do tempo do  meu avô.
Durante a viagem admirei as belas paisagens através da janela do trem.
Meu pensamento me transportou ao tempo da viagem dos imigrantes para o Brasil - terra prometida para os italianos - e, sinceramente, não sei como, naqueles tempos, conseguiram chegar.
Foram levados pela certeza de um novo tempo e de uma nova vida .

Hoje, dia 15, uma outra viagem daquelas de tirar o fôlego, literalmente falando.
Veneza, a capital das águas.Gente do mundo inteiro, de repente mais pareceia uma babel tal a mistura de sons, línguas, imagens.
Para nós, difícil entender como é possível conviver com tanta diversidade ou para mim, no meu temor, com tanta água.
Mas, o grande destaque foi o Domus e a Praça de São Marcos nos mostrando mais uma vez todo o poderio de uma época e, sobretudo, o grande domínio da Igreja.
Falta falar de Verona. Fica pra próxima postagem.

5 comentários:

CH disse...

Opa, primeirão a comentar nesse post hehehe! Que espetáculo essa tal de Veneza! Mas mãe, fica com medo da água não, é pra andar de gôndola e não pra mergulhar hehehehe!
E a cidade dos antepassados hein? Deve ser uma emoção mesmo! Queremos mais fotos! Ah e cuidem-se com essa nuvem do vulcão aí hein!
Mil beijossssssss

João disse...

Pra quem ja andou de bateira na lagoa o que é uma gondolazinha em veneza?? hehehe Continuem mandando as fotos, estão muito bonitas. Bons passeios por aí... Seguiremos daqui acompanhando o itinerário de vcs. Bjss

Marli e Cid disse...

Olá, meus queridos. Nem precisa perguntar se está tudo bem, não é?
Não acreditei quando vi a Jaqueline na foto. Quanta coincidência, nos moramos no mesmo prédio no Kobrasol. Gente boa. Um grande beijo e tudo de bom.

Beth disse...

Olá,amigos. Os pombinhos em Veneza, ui,ui,ui... O amor é lindo.Dalva, se um passeio na tua casa de praia deu uma linda poesia,imagina uma viagem desta,vai dar um livro...ABRAÇOS!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Compartimos la alegría de vuestro viage. Les mandamos un fuerte abrazo. Con todo cariño.
Mónica y Raúl.